Quarto Montessoriano: dicas de como criar um ambiente para estimular o aprendizado da criança

Categorias: Ambientes

O Método Montessori é um conjunto de saberes, práticas e propostas desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori.
A ideia é que você tenha um ambiente criativo para estimular o aprendizado e ser independente desde bem cedo.
Tem sido bastante comum as mães decorarem os quartos dos pequenos já pensando nisso. Então aqui vão algumas dicas para quem também quer fazer o quarto ou outros ambientes da casa assim.

Cama no chão
Sim! A cama no chão faz com que a criança desde quando começar engatinhar, consiga sair dela sozinha e andar pelo quarto.
Mas o colchão não precisa estar direto no chão, pode fazer uma base de madeira bem baixa e com uma lateral suficiente para suportar o colchão.
Se tiver espaço sobrando, uma tenda pode ser um item a mais e divertido no quarto da criança.

Prateleiras
Prateleiras baixas, cheias de livros e brinquedos/atividades, onde a criança possa pegar o que quiser.
Assim você pode ensinar a criança tirar o item da prateleira, brincar e quando cansar daquela atividade, colocar de volta no lugar.

Espelhos
Espelhos na parede, na altura da criança, para que ela possa se olhar/conhecer.

Puffs, cadeiras e mesas
Se tiver espaço suficiente, pode ter um puff, cadeira, poltrona ou até mesmo mesinha com cadeira, tudo na altura em que a criança possa usar sozinha.

É importante saber que todo o ambiente precisa ser feito pensando na criança, e precisa estar seguro também.
Use tampões em tomadas, evite objetos que a criança possa derrubar em cima dela, cantos de móveis que podem machucar, se mora em apartamento, evite móveis baixos perto da janela para que a criança não se aventure ali em cima.

Deixe um comentário